0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Roupas de ciclismo feminina e masculina, há diferença?

Publicado em 08.02.2022 |
34 visualizações

Para quem gosta de pedalar, mas ainda não se considera um ciclista nato, pode ficar um pouco perdido com alguns itens específicos que requer essa modalidade.

Isso porque como qualquer outro esporte, o ciclismo precisa de equipamentos e materiais próprios para seu funcionamento.

E um desses materiais são as roupas de ciclismo.

Acontece que nem todos amantes de bike sabem da importância de se ter roupas adequadas para realizar tal atividade e muito menos sabem a diferença dessas vestimentas.

Um constante questionamento é: as roupas de ciclismo feminina e masculina possuem grandes diferenças?

É sobre isso que esse post é direcionado. Entenda agora o que são as roupas de ciclismo e qual a diferença delas para cada pessoa.

Por que usar roupa de ciclismo?

As roupas de ciclismo oferecem conforto, flexibilidade, liberdade nos movimentos e segurança para os atletas.

Isso porque elas são feitas especificamente para aumentar a aerodinâmica do ciclista, melhorar o desempenho dele na velocidade, e ainda por cima trazer proteção tanto contra intempéries quanto relacionado a acidentes.

Não utilizar de vestimentas apropriadas pode acarretar uma série de empecilhos que chegam a ser prejudiciais para a performance das pedaladas.

Roupas de ciclismo feminina e masculino, qual a diferença?

Muita gente ainda tem dúvidas quanto aos tipos de roupas ideais para usar nas corridas ou trilhas de bikes e podem ficar confusos quanto às vestimentas femininas e masculinas disponíveis no mercado.

Isso é comum, mas é preciso que você saiba que cada roupa de ciclismo tem as suas particularidades e diferenças, isso inclui as roupas femininas e masculinas também.

Por exemplo, as vestimentas para mulheres como macaquinho feminino de ciclismo ou bermudas femininas de ciclismo tem modelos diferentes do masculino.

Isso porque para elas, as roupas precisam adequar ao busto, quadris e cintura. Já para eles precisa ser confortável nos ombros e pernas.

Há empresas que até fazem modelos unissex, mas cuidado ao tentar adquirir um. Muitas vezes os tipos de vestimentas universais podem não ficar tão confortáveis no corpo, podendo ser mais prejudicial do que vantajoso.

Tipos de roupas para ciclistas

Agora que você já sabe que as roupas de ciclismo para homens e mulheres são diferentes, entenda na prática como se dá essa distinção.

Reunimos uma pequena lista com as roupas mais utilizadas pelos atletas e identificamos as principais mudanças entre uma e outra.

 

Macaquinho de ciclismo

Os macaquinhos de ciclismo, apesar de serem muito mais encontrados em mulheres, também possui as suas versões masculinas.

As diferenças entre cada um estão no formato. O macaquinho feminino de ciclismo possui mais elasticidade nos quadris e no busto, enquanto o masculino possui proteção na região íntima e elasticidade no peitoral.

Bretelle

O bretelle é uma espécie de macacão só que com alças que lembra suspensórios, mesmo não sendo tão forte entre os ciclistas ainda assim possui diferenças entre seus modelos.

Para as mulheres, as alças precisam se ajustar ao busto e ao contorno do quadril. Em alguns casos, existem tops que também acompanham.

Já para os homens, as alças são retas e possui apenas ajustes verticais.

Bermuda

A funcionalidade da bermuda de ciclismo se mantém para todos os gêneros, o que muda, na realidade, é o forro por dentro dessa vestimenta.

O forro nas bermudas masculinas é mais alto na parte da frente e possui espécie de caneletas que tem o objetivo de proteger o órgão sexual masculino.

Já o forro nas bermudas femininas acontece o inverso. A parte mais alta fica no centro para trás e não possuem caneletas de proteção, a fim de que não causem irritação na pele.

Os grips da bermuda também mudam.

Nos casos masculinos, os grips são bem apertados para que a bermuda não saia do lugar. Já para as mulheres, os grips são mais flexíveis com o intuito de dar ainda mais conforto.

 

Dicas para comprar a roupa de ciclismo ideal

Não existe fórmula mágica que vai te mostrar a roupa perfeita para deixar a sua corrida incrível, mas o ideal é que você experimente cada vestimenta e escolha a que for mais confortável para você.

Lembre-se que conforto e segurança são as coisas que deixam a sua desenvoltura na bicicleta ainda melhor, por isso, preze por esses itens acima de tudo.

Outra dica importante é tentar ao máximo conservar as suas roupas de ciclismo da forma certa. Isso significa que sempre depois do uso é necessário lavá-las com cuidado, mas nunca deixar de limpá-las com água e sabão.

O suor e o contato direto com a região íntima podem, com o tempo, danificar as roupas.

Preste atenção também nos detalhes dos tecidos, que precisam ser leves e térmicas, para proteger contra os raios solares e contra os ventos fortes.

 

Utilizar roupas apropriadas para ciclista transformará a sua corrida sob as duas rodas, seja você amador ou experiente, por isso, preze sempre por materiais e equipamentos de qualidade.

Sport Closet e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.